TERAPIA VIVENCIAL SISTÊMICA

 

VIVÊNCIAS LIBERTADORAS

O que SÃO?

Aprendizagem, desenvolvimento, prática e aplicação de técnicas elaboradas, com o propósito de proceder a limpeza de obstruções negativas e detritos emocionais que travam os caminhos da vivência humana.

Finalidade

A finalidade é liberar a mente dos estados de crise, promovendo assim um andamento psíquico, para que a mesma possa operar em seu melhor desempenho, restabelecendo o funcionamento cognitivo e em consequência, uma vida mais saudável, feliz e harmoniosa.

  1. a) EMOÇÕES

O que são emoções?

São experiências que envolvem reações orgânicas, bioquímicas e comportamentais.

As emoções são comportamentos observáveis que:

  • Modificam a frequência cardíaca, a respiração, coloração da pele, tonicidade muscular,
  • Provocam diversas outras alterações no organismo.

Por que devemos entender as emoções?

Porque elas são responsáveis por boa parte das nossas decisões, muitos dos nossos comportamentos; influenciam no sistema imunológico; contribuem para a cura ou agravamento de diversas doenças.

 “A palavra emoção vem do latim emovere. O ‘e’ significa ‘energia’ e ‘movere’ significa ‘movimento’. Ou seja, toda emoção, que normalmente percebemos e usamos de forma negativa, existe para nos ajudar a movimentar nossa vida, a MUDAR o que não está bom ou em desequilíbrio. E se não movemos todas essas energias para fora, elas acabam gerando doenças ou dores dentro de nós.”.

Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção.

Uma vez que são as emoções que dão origem aos sentimentos, esses dois tipos de reação estão totalmente relacionados entre si. Da mesma forma que uma emoção desperta um sentimento, um sentimento é capaz de gerar mais emoções da mesma espécie.
Ter consciência de como você reage e se sente diante de cada emoção, portanto, é fundamental para se recuperar de uma emoção ou sentimento negativo. Esse processo é fundamental para manter o equilíbrio emocional. As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.
O primeiro contato com as emoções e sentimentos acontece já na vida intrauterina. É cientificamente comprovado que as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação: todos os medos, tristezas, raiva, alegrias, amor e culpa que os pais sentem também são sentidos pelo bebê, a partir dessas experiências e até os sete anos de idade, o indivíduo desenvolve seus programas emocionais. É nesse período que ele registra e interpreta todas as emoções e experiências de acordo com seus sentimentos, transformando suas interpretações em padrões emocionais e comportamentais que podem refletir por toda a vida.